Vereador propõe projeto ‘Escola Circense’ para crianças e jovens

Objetivo de Cidimar Porto é retirar adolescentes das ruas que, em sua maioria, ficam sem atividades após o horário de aula e à mercê da criminalidade e violência

Para atender as famílias catanduvenses, principalmente de baixa renda, o vereador Cidimar Porto (PMDB) solicitou ao prefeito Geraldo Vinholi no mês de abril, por meio de indicação, a criação do projeto “Escola Circense”. O objetivo é retirar crianças e jovens das ruas que, em sua maioria, ficam sem atividades após o horário de aula.

No pedido, o parlamentar ressalta que é fundamental incentivar os jovens a ocupar seu tempo com atividades que não tragam somente benefícios físicos, mas que estimulem o autoconhecimento, a autoestima, a confiança e a determinação de superar desafios.

Na cidade, segundo ele, muitas crianças sofrem com o abandono e estão à mercê da criminalidade, da violência e de atos impróprios.

“Para o desenvolvimento de nossos pequenos cidadãos, temos obrigação de encaminhá-los ao mercado de trabalho e a Escola Circense abre portas, inclusive vários jovens que saíram de favelas do país hoje brilham nos palcos em vários locais do mundo”, pondera.

Cidimar Porto relembra ainda que a cidade é privilegiada por contar com uma família de tradição no mundo do circo, a Família Aires – que percorre todo o país, há mais de 100 anos, para perpetuar a magia, alegria e a história do circo, e está disposta a colaborar para o desenvolvimento do projeto educativo e circense em Catanduva.

Legislação

O município de Catanduva está autorizado desde 2010 a implantar um programa de escola circense, nos moldes da proposta feita por Cidimar Porto, tendo como base o disposto na lei municipal nº 4.970/10, originada em projeto do vereador Luís Pereira.

(Postado em 28.11.13 por  Izabela Cremonini