Vereador pede ‘dossiê’ sobre qualidade do asfalto em Catanduva

Amarildo pede relação de pavimentações e recapeamentos feitos nos últimos oito anos e pergunta quais ‘tapa-buracos’ foram realizados nesses mesmos locais

As dúvidas da população catanduvense com relação à qualidade do asfalto utilizado nas ruas da cidade nos últimos oito anos estão estampadas em requerimento elaborado pelo vereador Amarildo Davoli (PT). Traçando várias considerações, o parlamentar solicitou ao prefeito Geraldo Vinholi um verdadeiro “dossiê” sobre o tema e cobrou melhorias.

No documento, Amarildo expõe os métodos de pavimentação mais comuns: duplo e triplo invertido. Ambos, segundo ele, têm limitações de resistência, principalmente em ruas de grande inclinação. A alta frequência com que há necessidade de reparos na maior parte das vias de Catanduva, afirma o vereador, acaba por onerar os cofres públicos.

“Em muitos casos, com a fragilidade do pavimento, iniciam-se pequenos rompimentos, há infiltração na base e ampliam-se rapidamente as erosões e estragos”, ilustra.

Entre os questionamentos, Amarildo pede a relação de pavimentações e recapeamentos feitos nos últimos oito anos e pergunta quais “tapa-buracos” foram realizados nesses locais em menos de dois anos. Questiona, ainda, se os contratos previam garantia de durabilidade e se houve ônus para o município nos reparos feitos dentro do prazo.

Monitoramento

Para sanar esse tipo de problema, Amarildo propõe estudos para instalação de um departamento específico para gerenciar todo o pavimento do município, com cadastro das intervenções, reparos, recapeamentos e pavimentos novos, monitorando qualidade e durabilidade. Outra sugestão é o controle de qualidade a partir de laboratório técnico.

Guilherme Gandini

Assessor de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva