Sancionada Lei de André Beck que garante alimentação diferenciada para crianças da Rede Municipal de Ensino

A lei municipal de n° 5.838/2017, de autoria do vereador Dr. André Luiz Beck (PSB) foi sancionada pelo prefeito Afonso Macchione Neto.

A lei garante a alimentação diferenciada para crianças portadoras de anemia, doença celíaca, intolerância a lactose e proteína animal do leite nas escolas da rede municipal de ensino.

Em seu projeto Beck descreve que a finalidade da lei é garantir uma alimentação adequada, desta forma as crianças portadoras das doenças terão uma qualidade de vida melhor dentro do âmbito escolar.

“A alimentação especial deverá ser indicada por um médico ou nutricionista habilitados e a criança tem que estar devidamente matriculada, sendo assim ela será inserida no programa de alimentação diferenciada”, afirma o parlamentar.

André também pede para que a Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação elabore uma relação de alimentos adequados e compatíveis para as crianças inseridas no programa, para que o mesmo seja integralmente implantado.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 30% da população mundial é anêmica, sendo que sua prevalência é em crianças. Fraqueza, indisposição, falta de apetite e dificuldade de aprendizado são os principais sintomas da doença.

“As intolerâncias como a Celíaca, a Lactose e a Proteína do Leite, infelizmente, tem se tornado comum nos dias de hoje. Portanto o quanto antes for diagnosticado e tratado, melhor será a qualidade de vida das crianças, sendo assim uma alimentação adequada evita que a doença se agrave”, disse o vereador.
Beatriz Albuquerque
Assessora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva