Representante da Visfrav comenta sobre projeto de subvenção

Patrícia Monteleone, presidente da Via Sacra da Fraternidade ao Vivo, comentou que valor apresentado no projeto do Executivo não é suficiente para manter o espetáculo realizado todos os anos.

Patrícia ocupou a Tribuna Carlos Machado, na noite de ontem, durante a 54ª Sessão Ordinária da Câmara de Catanduva. A presidente da Via Sacra da Fraternidade ao Vivo (Visfrav) comentou sobre o projeto de lei 60/2010, de autoria do Executivo, que concede subvenção a Visfrav. O problema segundo ela é o valor apresentado pela Prefeitura.

Patricia Monteleone e Vanir 54 ssPatricia Monteleone Tribuna 54ss

Conforme Patrícia, o recurso desobrigaria o Chefe do Poder Executivo a manter parceria que atualmente é mantida com a Visfrav, fazendo com que a encenação se torne inviável.

Para a presidente da Via Sacra Fraternidade é impossível realizar três eventos com verba de R$ 5 mil, como dispõe o projeto.

“É inadmissível fazer três eventos com esse valor. Tenho orgulho, cresci vendo o que minha mãe começou. Estou defendendo o que ela colocou para o município. Eu duvido que aqui não tenha visto ou presenciado um presépio, uma folia de reis. É um patrimônio da cidade”.

"É impossível me desvincular da Prefeitura. Uso oito caminhões, fui ver o frete está R$ 300. O som hoje sai R$ 500. Impossível. E as vestimentas? Eu não consegui mudar as roupas até agora".

A Visfrav realiza o evento há mais de 50 anos, com trabalhos voluntários e a colaboração da Prefeitura, inclusive na confecção das roupas do elenco.

“É um custo muito grande, nós temos figurino, som, transporte que até hoje foi tudo feito com a parceria. Eu não quero dinheiro, eu só gostaria que as coisas continuassem como estão”, apresentou.

Patrícia também foi enfática em dizer que se o projeto for aprovado, encerra as atividades da Via Sacra. Atualmente, a Via Sacra conta com 250 personagens, todas atores de Catanduva, que não cobram cachê. Com lágrimas nos olhos, Patrícia comentou sobre o que pretende fazer, caso o projeto seja aprovado. "Faço a doação de todo o figurino, cenário, tudo para o museu", disse.

A presidente da Visfrav foi convidada a participar da sessão pelo vereador Vanir Martinho Braz (PSDB). O projeto 60/2010 estava na pauta da semana passada, mas recebeu o pedido de vistas.

20/04/2010

Karla Konda