Projeto visa reciclar lixo nas escolas municipais

Entra na sessão desta terça-feira (16/05), para leitura, projeto de lei do vereador Nelson Lopes Martins (PP) determinando a implantação do Programa Lixo Reciclado na Escola, que deve abranger toda rede municipal de ensino de Catanduva.

A redação do PL foi feita na semana passada, sendo o protocolo da mensagem feito na sexta-feira.

O projeto original, composto de oito artigos, consiste na implantação de sistema de coleta seletiva de resíduos recicláveis nos estabelecimentos de ensino da rede pública municipal, sob a orientação da direção da escola, professores e  funcionários habilitados. Nelson Lopes explica que o Programa "Lixo Reciclado na Escola tem por objetivo conscientizar os alunos da rede pública municipal, para a necessidade de preservação do meio ambiente, integrando pais, alunos e profissionais de educação, na busca do desenvolvimento sustentável ambiental.

A propositura visa manter uma melhor organização do ambiente escolar, bem como obter recursos financeiros com a venda do material reciclado revertendo-os na compra de material didático e demais benefícios para a próprio estabelecimento de ensino, destacou o parlamentar.

Diz também que conscientizar os jovens da necessidade  da reciclagem do lixo, é matéria de suma importância nos dias de hoje em que o lixo e o desperdício são assunto que vem exigindo grande atenção da sociedade como um todo.

As atividades didático-pedagógicas fundamentadas na educação ambiental consistem em ações por parte dos professores, que possibilitem a compreensão do gerenciamento do programa, bem como a implementação do processo da coleta seletiva e  sua viabilidade econômica, estimulando, ainda, a apresentação de trabalhos, por parte dos alunos,

envolvendo o tema, explica Nelson Lopes. Diz ainda que que caberá aos professores dar ênfase à educação ambiental, podendo contar com a participação de outros órgãos do governo ou Organizações Não Governamentais.

O Processo de coleta seletiva a que se refere esta Lei, consiste na separação de materiais descartados , tais como papel, papelão, plástico, alumínio, vidro, entre outros bem como seu armazenamento em recipientes próprios dispostos no interior das escolas, em local de fácil acesso para sua posterior comercialização.

Pela proposta apresentada, no início de cada ano letivo, será formado um grupo de conselheiros constituído por pais, alunos, professores e funcionários em cada unidade escolar, com o objetivo de discutir e planejar as ações a serem desenvolvidas, e visando sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da participação no Programa.

Caberá ainda ao Conselho  planejar e executar ações com o objetivo de recolher materiais recicláveis junto à comunidade onde a escola esteja instalada;  instituir o espaço físico que será destinado ao armazenamento dos materiais recicláveis recolhidos pelos alunos, bem como os doados pela comunidade; manter o controle a quantidade dos materiais recicláveis que entram no recinto escolar. O lucro financeiro obtido com a comercialização do lixo será revertido em benefício da própria escola.