Ações do documento

Julinho repudia eutanásia e cobra providências

O vice-presidente da Câmara requereu documentos e laudos referentes ao caso no Centro de Zoonoses

Sempre preocupado com os animais, o vereador Julinho Ramos (DEM) recebeu, com indignação e revolta,  a notícia da possível eutanásia do cachorro Raul. 

Veiculada pelo jornal O Regional, a reportagem, assinada pela jornalista Cíntia Souza, denuncia o caso do cão, que teria sido sacrificado no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) de Catanduva – mesmo estando saudável. 

De acordo com as cuidadoras do cachorro, ele possuía um histórico de ataque às pessoas, porém a lei nº 12.916, de 16 de abril de 2008, do deputado Feliciano Filho, determina que animais com histórico de mordedura injustificada e comprovada por laudo médico sejam inseridos em um programa especial de adoção e ressocialização.  

“Caso o animal não fosse adotado em 90 dias, ele poderia ser sacrificado. Contudo, suas cuidadoras não tiveram tempo para procurar um adotante”, explica Julinho, que, desde o início da semana passada vinha mantendo contato com ONGs e protetores independentes. 

O vice-presidente da Câmara requereu documentos e laudos referentes ao caso no Centro de Zoonoses. 

"Cobraremos informações e, se houver culpados, queremos que eles sejam responsabilizados, não faremos dessa possível eutanásia uma estatística ou um caso isolado." 

Ele lamenta a suposta omissão do Executivo que, conforme explica, também deixa a desejar em outros aspectos.  

"É inadmissível que isso possa ter acontecido. A nossa Constituição estabelece que a questão animal é uma questão de saúde pública, sem contar que o animal é um ser vivo, que sente dor, fome e medo. A administração já vem desrespeitando os munícipes, os usuários dos transportes públicos, os servidores e agora os animais, que não fazem mal a ninguém." 

Compromisso com os animais 

Comprometido com a causa animal, Julinho Ramos conquistou recursos no valor de R$ 200 mil em 2013, visando ações de controle populacional de cães e gatos no município. 

“Também defendo uma reestruturação no Centro de Controle de Zoonoses, transformando-o em um ambulatório que funcionaria com uma parceria entre veterinários e a municipalidade”. 

Florence Manoel

Assessora de Comunicação Social/ Câmara Municipal de Catanduva

(postado dia 07.07.2015 por Izabela Cremonini

Coordenadora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva)