Julinho prioriza luta por acessibilidade em calçadas e prédios

Entre as ações desenvolvidas em um ano e meio de trabalho, acessibilidade e mobilidade urbana estão entre os assuntos mais abordados pelo jovem vereador

Acessibilidade e mobilidade urbana são temas prioritários no mandato do vereador Julinho Ramos (DEM). Entre as ações desenvolvidas em um ano e meio de trabalho, esses estão entre os assuntos mais abordados. Uma de suas preocupações é garantir direito de locomoção em calçadas e prédios para pessoas com deficiências e idosos.

“Constantemente, recebemos reclamações da falta de guias rebaixadas, rampas de acesso e sinalização, sem contar o desrespeito que impera. Desde o ano passado, começamos um levantamento de pontos críticos que merecem melhor atenção”, aponta.

Segundo o jovem vereador, um caso bastante simbólico, que demonstra a gravidade do problema e o descaso do poder público, é visto na rua Pernambuco, em que há uma vaga de estacionamento bem em frente à rampa de acesso para cadeirantes. “Há locais em que a faixa de pedestres começa com uma rampa, mas termina em guia alta”.

Outro problema relacionado à mobilidade foi constatado por Julinho Ramos na rua Bahia. “É preciso transferir a faixa de pedestres para o meio do quarteirão”, alega. No local, os veículos precisam avançar por sobre a faixa de pedestres para visualizar o cruzamento.

Calçadas

A Câmara de Catanduva abriu espaço no ano passado, durante sessão legislativa, para a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD), Oléia Jorge Figueiredo, apresentar as principais ações da entidade. O convite foi feito por Julinho.

Na exposição aos vereadores, a educadora falou sobre a luta da pessoa com deficiência. Para ela, um dos principais problemas é a falta de acessibilidade nas ruas e no comércio. “Está precária”, resumiu, criticando a falta de rebaixamentos das calçadas e rampas.

Os desníveis verificados em passeios públicos também preocupam Julinho Ramos. “Há calçadas muito íngremes, desníveis e guias altas, sobretudo nos bairros. Isso tudo coloca os pedestres em risco”. Ele teme, sobretudo, que aconteçam quedas de idosos.

Investigação

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que monitora a qualidade do transporte coletivo, sob presidência de Julinho Ramos, também voltou sua atenção para denúncias relacionadas aos elevadores para pessoas com deficiências dos ônibus.

De acordo com o parlamentar, informações apontam que muitos equipamentos não estão funcionando. Também há reclamações sobre funcionários que operam os equipamentos.

(Postado em 21.07.14 por  Izabela Cremonini