Julinho busca verbas do SUS em convênio entre Prefeitura e Apae

Vereador busca tornar instituição apta a receber recursos federais na área da saúde, via Executivo, para custear atendimentos clínicos hoje realizados com verba própria

O trabalho de excelência desenvolvido pela Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais continua chamando a atenção do vereador Julinho Ramos (DEM). Para ampliar o auxílio do poder público à instituição, o parlamentar propôs ao prefeito Geraldo Vinholi a celebração de um convênio destinado à contratação de serviços de saúde.

O objetivo é possibilitar que a Apae esteja apta a receber repasses do SUS para custear atendimentos hoje realizados com verba própria. “Sei das necessidades da Apae. Esse convênio poderá reduzir despesas, pois já é um serviço que vem sendo feito. E o melhor: os recursos serão provenientes do SUS, não vão onerar os cofres do município”, enaltece.

Na proposta de Julinho Ramos, seriam destinados R$ 7 mil mensais à Apae, variáveis de acordo com a produção de atendimentos. A prefeitura receberia os recursos do SUS e repassaria à entidade. O convênio seguiria modelo adotado em 2007 pela Prefeitura de Jaboticabal – o texto original foi encaminhado ao prefeito Vinholi, via requerimento.

“Como cidadão, antes do mandato, sempre busquei auxiliar várias entidades, entre elas a Apae. Em 2009, consegui emenda de R$ 40 mil do então deputado Rodrigo Garcia; em 2011, pleiteei R$ 50 mil junto ao deputado Edinho Araújo. Hoje, como vereador, tenho auxiliado em todas as demandas, em reconhecimento à seriedade da Apae”, diz Julinho.

A expectativa da Apae para a celebração do convênio é grande. Maura Guerreiro, diretora da entidade, afirma que uma equipe multiprofissional está à disposição do aluno especial. “Sabendo que esses recursos existem na área da saúde e que outras Apaes já recebem, temos esperança que o prefeito Vinholi proporcione o benefício à Apae de Catanduva”.

Dia do Autismo

Outra proposta do vereador Julinho Ramos, em trâmite no Legislativo, é a inclusão do Dia Municipal de Conscientização do Autismo no calendário oficial de eventos do município. A celebração seria no dia 2 de abril, junto à comemoração anual instituída pela ONU.

O objetivo é “difundir conhecimentos sobre o autismo e a elaboração de políticas públicas para diagnóstico, tratamento, educação e inclusão social da pessoa com autismo e de seus familiares”. A iniciativa, segundo o autor, reduziria o “olhar constante do preconceito”.

Atendimento

A Apae desenvolve um conjunto de atividades de estimulação sensorial e psicomotora, por meio da atuação de uma equipe multiprofissional, visando à reeducação das funções cognitivas e sensoriais de seus alunos, incluindo avaliação, estimulação e orientação. Todas as ações são direcionadas ao desenvolvimento da pessoa com deficiência mental.

(Postado em 11.04.14 por  Izabela Cremonini