José Alfredo institui no município de Catanduva o Dia Municipal do Hanseniano

A data comemorada mundialmente no dia 24 de janeiro de cada ano, está incluída no Calendário Oficial Municipal de Eventos do Município de Catanduva

Segundo estudos realizados pela pesquisadora e fisioterapeuta do Ambulatório Souza Araújo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/ Fiocruz), Lilian Pinheiro, o Brasil é o segundo país do mundo com maior prevalência de hanseníase, com mais de 30 mil casos por ano.

Preocupado com esse número alarmante através do Projeto de Lei 112/ 2014, o vereador José Alfredo Luiz Jorge institui no município de Catanduva o Dia Municipal do Hanseniano.

A data comemorada mundialmente no dia 24 de janeiro de cada ano, também será incluída no Calendário Oficial Municipal de Eventos do Município de Catanduva.

A hanseníase, doença conhecida como “lepra” atinge apele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz, podendo causar deformidades físicas, a qual é transmitida por via respiratória (tosse e espirro) e convívio prolongado com o portador.

Contudo, é perfeitamente possível de ser evitada, desde que haja um precoce diagnóstico, ou seja, que seja detectado no início da doença e que se inicie, de imediato, o adequado tratamento, podendo seu portador levar uma vida normal no trabalho, na família e na sociedade.

Com base nesses dados o parlamentar pretende prevenir a doença, fazendo com que esse número diminua.

“A presente lei tem como objetivo a conscientização da população catanduvense dos sintomas e das consequências dessa doença, bem como para que possam ser conscientizadas da gravidade em caso de não ser detectada a tempo para o devido tratamento”.

Nessa mesma data, o vereador pede para que o Governo Municipal crie programas de divulgação e prevenção da citada doença.

12/01/2015

Izabela Cremonini