Ações do documento

Interino, Julinho é o mais jovem a assumir a presidência da Câmara

Ele assumiu a presidência interina da Casa de Leis na ausência de Daniel Palmeira

Na ausência do presidente da Câmara, Daniel Palmeira de Lima (PDT), o vereador Julinho Ramos (DEM) passa a presidir interinamente a Casa de Leis. Com isso, ele – que tem apenas 26 anos – torna-se o vereador mais jovem a assumir a presidência do Legislativo. 

Para Julinho, liderar a Câmara é um ato de extrema responsabilidade e dedicação. “Temos trabalhado dia e noite em prol de nossa Catanduva – para buscar recursos e barrar injustiças – e agora não será diferente”, acrescenta. 

Combativo e atuante, o jovem parlamentar tem enfrentado os desmandos do Executivo no que diz respeito à proliferação da dengue, ao tumultuado dissídio dos servidores públicos municipais e ao aumento da passagem de ônibus, dentre outras demandas. 

Ele também encabeçou a CEV do Transporte, que fiscalizou o contrato firmado entre a Prefeitura e a concessionária Jundiá, responsável pelo transporte público de Catanduva. 

A conscientização sobre a posse responsável de animais domésticos, como cães e gatos, também é uma marca do mandato do presidente interino da Câmara, que ainda tem conquistado recursos para diversas entidades de Catanduva. 

Histórico  

A primeira Câmara Municipal foi composta por seis vereadores em 1918. Na época, o prefeito era escolhido entre os parlamentares, ou seja, o Executivo saía de dentro do Legislativo. “As eleições livres e diretas para prefeitos só aconteceriam em 1947, com início de mandato em 1948”, relata o historiador Thiago Baccanelli.  

Ele ressalta que o quadro que se localiza dentro do Plenário representa a reunião da primeira Câmara Municipal de Catanduva, realizada em 14 de abril de 1918, em um antigo clube local, o “Clube Sete de Setembro”. 

Décadas depois, em 1979, foi escolhido para presidir a Câmara o empresário José Alexandre Rodrigues Nobalbos Roman, de 32 anos – o presidente mais jovem da Casa de Leis, depois de Julinho. 

O presidente interino do Legislativo considera positiva a inserção de jovens na política. “A história da Câmara caminha junto com a da democracia. Hoje os jovens são representados, assim como as mulheres e as demais minorias”. 

Florence Manoel 

Assessora de Comunicação Social/ Câmara Municipal de Catanduva 

(postado dia 07.08.2015 por Izabela Cremonini 

Coordenadora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva)