​Enfermeiro Ari participa de 10ª Mostra do Projeto Centopeia

Neste ano, 4.637 alunos participaram do programa e somaram 51.811 obras lidas

O Presidente da Câmara Municipal de Catanduva, Enfermeiro Ari, participou na última terça-feira, 28 de novembro, da décima mostra do Projeto Centopeia, realizado no salão da Escola Estadual Barão do Rio Branco.
O Projeto Centopeia é desenvolvido pela Diretoria de Ensino da região de Catanduva e premiou os alunos das 18 escolas da região que mais leram. O programa tem o objetivo de incentivar os estudantes do 6º ao 9º ano a lerem pelo menos 10 obras por ano.
A dirigente regional de ensino, Maria Aparecida Cheruti, explicou como funciona o projeto.
“As escolas disponibilizam uma lista, com sugestão, de livros nas salas de aula, nas salas de leitura, nos corredores e os alunos também escolhem de acordo com seus gostos. Logo após, o aluno deve manter um caderno de leitura, com fichas e notas para as obras lidas, que é avaliado pelos docentes de português e arte. Além disso, cada turma tem um banner com a respectiva lista de estudantes, ao lado do nome da criança, todo volume lido é marcado com uma bolinha, representando partes do corpo de uma centopeia”, enfatizou Cidinha.
O Chefe do legislativo parabenizou a todos os envolvidos no projeto e falou sobre a importância da leitura.
“A leitura é extremamente importante. A partir do momento que o aluno sabe ler, sabe decodificar um texto, ele está pronto para a vida. Parabéns a todos envolvidos, e aos professores por incentivar cada dia mais a leitura em um mundo tão tecnológico e visual ”, finalizou Enfermeiro Ari .
O projeto conta com a participação de alunos com deficiência visual (cegos ou com baixa visão) que leem livros em braile ou leitura ampliada e, também com alunos do Centro de Estudos de Línguas (CEL), que leem publicações em espanhol, francês e inglês.
A aluna Agnes, da Escola Estadual Antônio Maximiano Rodrigues, que é deficiente visual e um verdadeiro exemplo de superação,  com apenas 11 anos de idade ela leu 17 livros em braile.
Neste ano, mais de quatro mil alunos participaram do programa, somando 51.811 obras lidas.
Beatriz Albuquerque
Assessora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva