Daniel Palmeira propõe instalação do CIC em Catanduva

Ideia do parlamentar colocaria cidade à frente das demais – ela seria uma das poucas do Estado a possuir uma unidade do Centro de Integração da Cidadania

Daniel Palmeira propõe instalação do CIC em Catanduva

Imagem Ilustrativa

O vereador Daniel Palmeira (PDT), primeiro secretário da Câmara de Catanduva, propôs à prefeitura, por meio de requerimento, a celebração de um convênio com o Governo do Estado de São Paulo para a implantação do CIC – Centro de Integração da Cidadania no município. O objetivo é levar justiça e segurança às áreas mais carentes da comunidade.

De acordo com o parlamentar, o CIC prevê o desenvolvimento de projetos de prevenção de conflitos interpessoais ou de grupos, adoção de alternativas comunitárias de prevenção e solução de conflitos, e a inserção de associações e movimentos populares no planejamento, execução e avaliação dos programas voltados ao crescimento comunitário.

“O CIC também tem uma função descentralizadora, uma vez que leva vários serviços da administração pública ao alcance desses cidadãos”, completa. Assim, atuam num único local as Polícias Civil e Militar, Procon, Secretaria de Assistência Social, Guarda Municipal e Conselho Municipal. “O espaço público ainda viabilizaria reuniões, cursos e eventos”.

A ideia de Daniel Palmeira colocaria Catanduva à frente dos demais municípios paulistas – a cidade seria uma das poucas do Estado a possuir uma unidade do Centro de Integração da Cidadania. “Em Catanduva, os serviços existem, mas não de forma integrada, como propõe o CIC, ocasionando demora e burocracia na resolução de problemas do cidadão”.

O que é?

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania que visa proporcionar à sociedade os seus direitos por meio da participação popular e garantir formas alternativas de acesso à justiça.

Atualmente, os centros estão instalados em 11 postos fixos localizados em áreas de alta vulnerabilidade social do Estado. Nas unidades, a população tem acesso a serviços públicos gratuitos e pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local.

(Postado em 12.11.14 por  Izabela Cremonini