Daniel Palmeira propõe criação da Universidade da Terceira Idade

Tema é uma das preocupações do vereador, tendo em vista o “envelhecimento” da população; para ele, cursar uma faculdade daria novo significado à vida dos idosos

O vereador Daniel Palmeira (PDT), 1º secretário da Câmara de Catanduva, encaminhou requerimento ao prefeito Geraldo Vinholi propondo a instalação da chamada Universidade Aberta da Terceira Idade (Uati) no município. No documento, o parlamentar pede que, caso serviço semelhante já seja oferecido, que o local e outros detalhes sejam informados.

O tema é uma das preocupações de Palmeira na atual legislatura, tendo em vista os dados mais recentes do IBGE, referentes ao “envelhecimento” da população brasileira.

“Hoje, 7,4% da população brasileira, que é de 14,9 milhões de pessoas, tem mais de 65 anos de idade e a tendência é de que esse número quadruplique até o ano de 2060. Por isso, preocupados com a qualidade de vida dessa população, muitos municípios, inclusive da nossa região, tem implantado as Universidades Abertas da Terceira Idade”, comenta.

Segundo o vereador, a Uati deverá oferecer infraestrutura e espaços de aprendizado e convívio social, além de garantir cuidados com a saúde mental e física do idoso.

Desconto

Em pedido anterior, Daniel Palmeira solicitou que a Comissão Administradora do Instituto Municipal de Ensino Superior (Imes) de Catanduva conceda descontos para pessoas com mais de 60 anos. Na visão do parlamentar, o incentivo financeiro poderia servir como um grande estímulo. “Cursar uma faculdade dará novo significado à vida dessas pessoas”.

(Postado em 11.10.13 por  Izabela Cremonini