Daniel Palmeira almeja divulgar Tarifa Social nas contas de água

Para o vereador, além de ajudar o cidadão, medida poderá reduzir a inadimplência, gerando aumento da arrecadação e a consequente melhoria dos serviços da Saec

O vereador Daniel Palmeira (PDT), 1º secretário da Câmara, sugeriu à Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec) a inserção nas faturas de água dos requesitos necessários para o munícipe ter acesso à Tarifa Social. A ideia é instruir o cidadão, tal como é feito nos carnês de IPTU, que exibem orientações sobre isenção e revisão.

O benefício é concedido pela autarquia apenas a consumidores de baixa renda, após avaliação social, de modo a favorecer o orçamento familiar. “Além de ajudar o cidadão, essa medida poderá reduzir a inadimplência, gerando aumento da arrecadação e a consequente melhoria dos serviços prestados pela empresa pública”, defende Palmeira.

Outro ponto positivo da proposta, segundo o parlamentar, é seu poder de abrangência, em contraste com o baixo custo de implantação. “Praticamente todos os imóveis recebem a conta mensal de água e, com a relação de documentos no talão, não serão necessárias campanhas publicitárias, favorecendo a população sem onerar os cofres públicos”.

Guilherme Gandini

Assessor de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva