Concurso público foi o assunto mais abordado na Sessão do dia 1º

Vagner Luiz Pimpão Bersa, na 27ª Sessão demonstrou sua indignação a respeito dos erros existentes nos concursos públicos. Ele quer entender porque é cobrada taxa de inscrição se o concurso é público.

Na tribuna Bersa também perguntou para onde vai o dinheiro arrecadado com essas taxas, e se existe um meio de extingui-las.

“Geralmente quem presta concurso está desempregado, não tendo então dinheiro para pagar a tal taxa", defende o vereador do PPS.

No edital do concurso público que será realizado pela prefeitura consta que para a vaga de berçarista, é cobrada uma taxa de R$35 reais, para os cargos de Professor Nível 1 (um) , custa quarenta reais,  e para Professor Nível 2 (dois), a taxa é de R$ 55 reais .

Com base nisso, defendendo os direitos dos munícipes, Pimpão disse que iria procurar o Departamento Jurídico da Casa de Leis, para ver a possibilidade de se criar um projeto, isentando as pessoas dessas taxas.

Durante o discurso de Bersa, Palmeira complementou que já existe um projeto aprovado pela Casa, de sua autoria, que dá isenção de taxa de inscrição às pessoas que estão desempregadas.

“Mas por incrível que pareça toda vez que tem concurso público é uma guerra, porque eles cobram de todo mundo , a gente vai ,  luta e mesmo assim é cobrado.”

Então Pimpão pediu a união de todos os vereadores para que o projeto de Daniel Palmeira, passe a funcionar.

Já o parlamentar Onofre Baraldi encontrou outro erro ao ler o “Imprensa Oficial do Município”, do dia 28 de agosto.

“Ocorre que para  Professor 2 ,o número de vagas está discriminado pela totalidade dos cargos (17 vagas no total), e não especificamente quantas vagas existem para cada cargo de P 2 .”

Então Baraldi  formulou um requerimento de urgência, pedindo para que o prefeito municipal, determine a secretaria municipal de educação , que providencie o reparo necessário, alegando que inúmeros cidadãos que pretendem participar do concurso em pauta, na qualidade de Professor 2, não sabem o número de vagas a que estarão concorrendo.

“No meu entender esse edital está errado, está incompleto, e precisa ser corrigido, não pode prosseguir desta maneira.”

Entendendo a urgência da matéria, os parlamntares aprovaram o requerimento.

04/09/2009

(Comunicação Social/Câmara Municipal de Catanduva)