Combatente da 2ª GM será homenageado pela Câmara em agosto

Aos 94 anos, João Delgado Pinto será congratulado no dia 21 de agosto, em sessão solene proposta pelo vereador Cidimar Porto, em alusão ao Dia do Soldado

“A geração de hoje pouco ou nada sabe sobre o terrível perigo que atravessou a humanidade nos anos de 1939 até meados de 1945. Foram dias de pavor, de angústia e sofrimento, nos quais dois fanáticos – Hitler e Mussolini – tentaram dominar o mundo.”

O texto comovente da colunista social Lourdinha Fávero, datado de 2012, dá o tom da homenagem que será feita pela Câmara de Catanduva no dia 21 de agosto, a partir de iniciativa do vereador Cidimar Porto (PMDB). A cerimônia será alusiva ao Dia do Soldado.

Na ocasião, todos os louros serão direcionados a João Delgado Pinto, ex-combatente que integrou a Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial. Ele é o único pracinha catanduvense vivo – faleceram Dário Bolinelli, José de Arruda Ferraz e Capitão Nascimento.

“Em regresso do campo de batalha em nossa cidade, tivemos quatro combatentes e dentre eles o senhor João Delgado Pinto, que completará 94 anos de idade no dia 13 de agosto deste ano, oportunidade ímpar para homenageá-lo”, ressalta Cidimar Porto.

Baixas

João Delgado foi um dos sobreviventes da guerra que matou cerca de 450 pracinhas, 13 oficiais, oito oficiais-pilotos da Força Aérea, além de 2 mil mortes devido a ferimentos em combate e mais de 12.000 baixas motivadas por mutilações e outras causas incapacitantes.

Quem é?

O 1º tenente João Delgado, natural de Pirangi, residente em Catanduva, foi artilheiro e sargento da 2ª Guerra Mundial, em 1943, na Itália. Após a guerra, foi recebido pelo ex-prefeito Sylvio Salles e outras autoridades catanduvenses na antiga estação ferroviária.

(Postado em 24.07.14 por  Izabela Cremonini