Campanha da Fraternidade 2011 abordará a preservação do Planeta

O Bispo da Diocese de Catanduva, Dom Octacílio Luziano da Silva, falou sobre a realização da campanha e seu objetivo

A Campanha da Fraternidade de 2011 abordará o tema Fraternidade e a Vida do Planeta, como forma de buscar a conscientização do mundo em que vivemos.
A informação é do Bispo da Diocese de Catanduva, Dom Octacilio Luziano da Silva, que esteve nesta terça-feira na sessão ordinária realizada pela Câmara de Vereadores.
Dom Octacilio foi convidado para comentar sobre a campanha, que é realizada pela Igreja Católica no Brasil todos os anos, pelo vereador Nelson Lopes Martins (PSDB).
Na Tribuna Carlos Machado, o religioso comentou que o objetivo de abordar o tema preservar o planeta é contribuir para a conscientização das comunidades cristãs sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas e fazer com que elas participem de ações que preservem a vida no planeta. "Qualquer pessoa de boa vontade está convidada a trabalhar em prol do planeta em que vivemos". A Campanha da Fraternidade acontece  na Igreja Católica do Brasil, e sua primeira edição foi realizada em 1964, além disso, é a quarta vez que aborda um tema de preservação da natureza e meio ambiente".
Conforme Dom Octacilio, a campanha trabalha com o método "ver, julgar e agir". "Precisamos ver como está o nosso planeta, nosso clima que tem uma história de muitas mudanças, porém, o que parece, é que no passado eram por fatores naturais e hoje, muitos julgam que a mudança tem por motivo a mão do homem. O aumento de emissão de gases, do efeito estufa desequilibra e interfere no planeta. Não basta vermos, temos de julgar, analisar. Um primeiro ponto é que a convivência harmoniosa entre plantas, animais, águas, ser humano. O segundo ponto é de que o ser humano não é dono absoluto da Terra e no que nela vive. Terceiro é que a Bíblia fala que o ser humano tem de codividir o espaço com outros sobreviventes", comentou o Bispo.

15/03/2011

Karla Konda