Câmara de Catanduva recebe exposição “Creas – Arte em Ação”

O presidente da Casa de Leis elogiou a iniciativa da Secretaria de Assistência Social

A Câmara de Catanduva recebeu, na última terça-feira, dia 21, a exposição itinerante “Creas – Arte em Ação” com trabalhos artísticos desenvolvidos por adolescentes que cumprem medida socioeducativa e aprendem as artes em oficinas oferecidas pela Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Assistência Social.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o objetivo da exposição é proporcionar aos adolescentes um reconhecimento de seu trabalho e uma motivação para que continuem no caminho da arte.

Já para o presidente da Câmara, vereador Daniel Palmeira (PDT), as medidas, que são aplicadas pelo Juizado da Vara da Infância e da Juventude, promovem autoestima e autoconfiança nos jovens assistidos, além de abrir seus olhos para novas perspectivas.

"Muitos adolescentes aderem ao crime e à marginalidade por falta de uma atividade construtiva que os agrade. Nesse sentido, a Secretaria de Assistência Social foi muito feliz em sua iniciativa”.

Fernanda Affonso Costa, psicóloga do Creas e uma das responsáveis pela exposição, considera a ação de extrema importância na ressocialização dos adolescentes em descumprimento da lei.

“O objetivo da exposição é mostrar um outro viés além da criminalidade. Um viés cultural, didático e artístico. Uma outra maneira de eles enxergarem o mundo sem ser pelos olhos do crime. E  acredito que nós estamos conseguindo cumprir nossos objetivos”.

Além de Fernanda, são responsáveis pela exposição a psicóloga Érica Aparecida Pereira, a educadora social Danielle Martão Corral Rosa, a coordenadora do Creas Nilva Alves dos Santos Flores e o secretário de Assistência Social Francisco Rodrigues Neto.

Florence Manoel

Assessora de Comunicação Social/ Câmara Municipal de Catanduva