Ações do documento

Baraldi solicita melhores condições de trabalho para os Agentes Comunitários de Saúde

O requerimento foi endereçado ao Prefeito Municipal

O vereador Onofre Baraldi (PTB), elaborou um requerimento endereçado ao Prefeito Municipal, Afonso Macchione Neto, para que responda por meio do setor competente, os questionamentos sobre as condições de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde – ACSs.

De acordo com o Baraldi, os Agentes Comunitários de Saúde, são os responsáveis por realizar atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas, realizadas em domicílios de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde. Os ACSs, representam o elo entre o sistema de saúde e a comunidade onde atuam, e, dessa forma, essa importante categoria profissional merece ser reconhecida e valorizada pelo Poder Público. 

“Recentemente estive fazendo uma visita à Unidade Básica de Saúde, Dra. Isabel Etruri, localizada no bairro Flamingo e constatei que os ACSs não possuem equipamentos e estrutura digna de trabalho. A sala de trabalho destinada a eles, não possui ventilador e nem aparelho de ar condicionado, os bebedouros de água da unidade, em número insuficiente, não encontravam-se funcionando adequadamente. Considero desrespeitosa a maneira que estes trabalhadores estão sendo tratados pela Prefeitura”, explica o petebista.

O parlamentar ainda ressalta, que já recebeu várias outras reclamações, que em outras Unidades Básicas de Saúde, acontece o mesmo com os Agentes Comunitários. 

Diante do exposto, Onofre Baraldi, em requerimento solicitou ao Prefeito Municipal, Afonso Macchione Neto que através do Órgão responsável, responda, se há projeto para a instalação de ventiladores ou aparelhos de ar condicionado na sala de trabalhos dos Agentes Comunitários de Saúde da UBS – Dra. Isabel Etruri. Em caso positivo, qual será o prazo para a instalação dos referidos equipamentos. 

Em relação as outras Unidades Básicas de Saúde e PSF’s do município de Catanduva, Baraldi, também questionou se há a falta de ventiladores e aparelhos de ar condicionado na salas dos ACSs. 

Beatriz Albuquerque

Assessora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva

postado 07/11/2018 por Izabela Cremonini

Coordenadora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva