Baraldi faz homenagem às Empregadas Domésticas

Durante a 138ª Sessão Ordinária, Onofre Baraldi fez uma homenagem através de uma Moção de Congratulações, às Empregadas Domésticas pelo seu dia que é comemorado anualmente em 27 de abril.

Pela Lei nº 5.859, de 11 de dezembro de 1972, doméstica é toda e qualquer pessoa, homem ou mulher que presta serviços de modo contínuo em local residencial, sem fins lucrativos para o empregador.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 93,7%  que exercem essa profissão, são do sexo feminino.

“Quem não tem tempo para os afazeres domésticos como passar, lavar, cozinhar e limpar a casa sabe como é necessário contratar alguém que execute esses serviços em troca de remuneração. Principalmente quando a casa é um ambiente que todos desejam que seja o mais agradável possível, é que é confiada a Empregada Doméstica as tarefas para estes fins,” afirmou o 1º Secretário.

Com o tempo essas profissionais conseguiram fazer valer seus direitos conquistando o depósito do Fundo de Garantia por tempo de serviço – FGTS, e mesmo que seja opcional pelo empregador, já é sinal de que os tempos mudaram.

“Como os trabalhos desenvolvidos por elas é difícil e, por estarem sendo cada vez mais valorizadas, diante da necessidade e da importância desta profissão, e por se aproximar a data que lembramos destas trabalhadoras, é que apresento a presente MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES a todas Empregadas Domésticas, com votos de que a cada período possam ter esta profissão mais valorizada, e por consequência seus direitos trabalhistas cada vez maiores”, finalizou o vereador.

A propositura foi aprovada por unanimidade, na sessão realizada terça-feira 24/04, em que estavam presentes as responsáveis pelo Sindicato das Empregadas Domésticas de Catanduva.

02/05/2012

Izabela Cremonini