Ações do documento

‘Faltam médicos e remédios na UBS do Vertoni’, diz Cidimar Porto

Frente às constatações, vereador encaminhou questionamento à Secretaria de Saúde para saber quais providências estão sendo tomadas; médica ainda não foi substituída

Atento às recorrentes reclamações de usuários da saúde pública do país em denúncias divulgadas pelos meios de comunicação, o vereador Cidimar Porto (PMDB) decidiu averiguar a situação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Vertoni. A vistoria, realizada na quinta-feira (6), foi acompanhada pelo munícipe Antonio Bento da Cunha.

No local, a principal reclamação dos pacientes é a demora nos agendamentos, cuja espera chega a 60 dias para uma consulta – além da constante falta de medicamentos.

“Agravando ainda mais a situação, uma das médicas se afastou por problemas de saúde, ficando prejudicados os quase 200 pacientes que estavam agendados e esperando para serem consultados com a profissional”, lamenta Porto.

Até esta data, segundo verificou a assessoria do vereador, a Secretaria de Saúde não fez a substituição da médica, ocasionando uma demora ainda maior na fila de atendimento.

Os usuários reclamam também que em algumas especialidades, como reumatologia e psiquiatria, a espera atinge um ano. Em casos cirúrgicos, somando o tempo para a consulta, encaminhamento ao especialista, exames, retorno para avaliação e para realização da cirurgia, o martírio se arrasta por dois anos. “Isso leva muitos pacientes a desistirem”, diz.

Frente às constatações feitas na UBS do Vertoni, o vereador Cidimar Porto encaminhou questionamento à Secretaria de Saúde para saber quais providências estão sendo tomadas para que os pacientes não sejam prejudicados e o atendimento não sofra interrupção.

“Administrar é saber priorizar, saúde e educação estão sempre em primeiro lugar. A população está descontente e cobra providências”, finaliza Porto.

Guilherme Gandini

Assessor de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva

(Postado em 13.02.14 por  Izabela Cremonini

Coordenadora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva)