‘Artista completo’, João Ellyas recebe homenagem na Câmara

Com ‘Moção de Reconhecimento’ proposta pelo vereador Cidimar Porto, humorista criador do turco Salim Muchiba foi condecorado pelo Dia do Comediante nesta terça (26)

‘Artista completo’, João Ellyas recebe homenagem na Câmara 2Uma noite de lembranças, emoção e piadas. Assim foi a homenagem dos vereadores da Câmara Municipal de Catanduva, na noite desta terça-feira (26), durante a sessão legislativa, ao humorista Antonio João Elias de Oliveira, o popular João Ellyas, famoso por diversos personagens, entre eles o inesquecível Salim Muchiba e o caipira Zé Bento.

O catanduvense é um “artista completo”, na visão do vereador Cidimar Porto (PMDB), autor da “Moção de Reconhecimento” nº 58/2013, aprovada por todos os vereadores, que permitiu a homenagem ao humorista pelo Dia do Comediante (26/02).‘Artista completo’, João Ellyas recebe homenagem na Câmara 03

“Catanduva é privilegiada no campo artístico, o nosso jardim é bastante florido. Temos artistas de destaque nacional e mundial. Temos atores, atrizes, autores, humoristas e produtores. No Dia do Comediante, temos a honra de receber o João Ellyas, um artista completo”, disse o vereador.

Segundo o parlamentar, João Ellyas tem o dom de divertir e alegrar o mundo, elevando o nome de Catanduva. “Amante dessa cidade, fica até difícil transcrever em palavras quando vejo um catanduvense com destaque mundial. Como fã, é um orgulho tê-lo aqui”.‘Artista completo’, João Ellyas recebe homenagem na Câmara 04

Em sua fala, o homenageado da noite afirmou não saber discursar. “Não tenho prática nenhuma em discursar. Sei subir no palco e falar um monte de besteiras”, brincou. Mas fez uma explanação repleta de lembranças e piadas, relembrando toda sua trajetória.

João Ellyas falou sobre sua primeira experiência no rádio, aos 14 anos, levado por Maurílio Vieira, e contou sobre sua entrada na TV Globo, a partir de um contato feito pela colunista social Denise Cursino Braz com o também humorista Lúcio Mauro.‘Artista completo’, João Ellyas recebe homenagem na Câmara 06

“Por todos os programas pelos quais passei, sempre falei o nome de Catanduva. É uma coisa entranhada em mim. Me orgulho dessa cidade”, ressaltou.

Quem é?

Antonio João Elias de Oliveira, nascido em 1944 em Catanduva, começou sua carreira artística aos 14 anos na Rádio Difusora, em sua cidade natal, e‘Artista completo’, João Ellyas recebe homenagem na Câmara 05 chegou à Rádio Globo (RJ). Aos 20 anos tornou-se ator na TV Record, levado por Adoniran Barbosa, interpretando “Zé Vitrola” no programa “Papai Sabe Nada”, com Renato Corte Real.

Atuou na “Escolinha do Professor Raimundo” (Globo), vivendo o turco Salim Muchiba, e na “Escolinha do Barulho” (Record), e apresentou o programa “Meu Brasil Brasileiro (SBT). Atualmente interpreta o caipira “Zé Bento” na “Escolinha do Gugu” (Record). João Ellyas é ator, jornalista, radialista, artista plástico e escritor, com 12 obras publicadas.

Guilherme Gandini

Assessor de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva